16 de março de 2012

Projeto "O mundo dos Animais"

Olá amiguinhas!!! Esse projeto foi realizado por mim na Escola onde trabalho...
Como os resultados foram maravilhosos, resolvi dividir com vocÊs!!!!
Espero que gostem!! Abraços!!

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da Instituição: Escola Adventista de Tubarão

Grupo de crianças: 2 e 3 anos

Número de crianças: 19 alunos

Período de realização do projeto: De um a dois meses

NOME DO PROJETO: "O mundo animal"

PROBLEMA: "O que os bichinhos comem?" "Como eles vivem?" "Quais as diferenças entre eles?"

JUSTIFICATIVA: Depois de um passeio ao "pé de jaca" de nossa escola, foi encontrada uma pequena minhoca que despertou o interesse de nossos amigos do Pré I. A partir desse pequeno animal iremos viajar pelo mundo dos animais. Esse projeto foi dividido em quatro etapas. Em cada etapa buscamos as respostas para as perguntas que surgiram: "Como eles comem? Onde eles vivem? Porque eles são diferentes?". Na primeira etapa do projeto "O mundo dos animais: a minhoca" conhecemos a vida desse animalzinho que deu início ao projeto. Na segunda etapa: "O mundo dos animais: o pintinho em minha casa" observamos o desenvolvimento de um pintinho e todos os cuidados que ele, assim como outros animais, precisam para crescer. Na terceira etapa: "O mundo dos animais: classificando-os" destacamos as diferenças dos bichinhos e aprendemos a classificá-los por tamanho, habitat, alimentação, entre outras características levantadas pela turma. Por fim, na quarta e última etapa: "O mundo dos animais: Meus bichinhos na escola" em cada dia da semana, as crianças trouxeram seus animais de estimação, expondo a turma os cuidados que eles têm com seus bichinhos. Como lembrança do projeto, cada criança levou pra casa um peixinho no aquário que eles mesmos confeccionaram.

OBJETIVO GERAL: Este projeto foi desenvolvido a partir do bichinho de jardim que despertou a curiosidade de nossas crianças, dando início ao conhecimento dos diferentes tipos de animais que nos cercam. Tenho por objetivo geral que cada criança possa conhecer os cuidados referentes à alimentação, o crescimento e o habitat natural de cada animal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Os objetivos específicos por etapa:

1° etapa: "O mundo dos animais: A minhoca"

* Conhecer e diferenciar os vários tipos de minhocas;

* Identificar o seu tipo de alimentação;

* Relacionar pesos e medidas;

* Contar e criar histórias oralmente;

* Desenvolver o respeito pelos animais;

2° etapa: "O mundo dos animais: O pintinho em minha casa"

* Conhecer e identificar as etapas de crescimento do pintinho;

* Desenvolver o cuidado com os animais;

* Relacionar as fases de crescimento do ser humano e dos animais;

3° etapa: "O mundo dos animais: Classificando-os!"

* Classificar animais terrestres, aquáticos e aéreos;

* Diferenciar os espaços em que cada animal vive;

* Identificar os tipos de alimentação dos animais mais conhecidos pela turma;

*Conhecer os animais que estão em extinção;

*Desenvolver o cuidado e a proteção aos animais;

* Relacionar as diferenças entre "eu e o outro";

*Aprimorar a oralidade através de contação de histórias;

4° etapa: "O mundo dos animais: Meus bichinhos na escola"

* Estimular a oralidade durante as conversações sobre seus cuidados com os bichinhos de estimação;

* Desenvolver o cuidado com os animais;

* Incentivar a criança a dividir o que é seu com o outro;

* Permitir que tenham contato com as mais diferentes texturas, tamanho e demais características dos animais;

* Identifiquem os alimentos e o espaço que cada animal necessita para viver;

ASSUNTO/ATIVIDADE/SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:

1° etapa: "O mundo dos animais: a minhoca"

* Levá-los até o pé de jaca (ou um local com horta) para caçar minhocas;

* Na roda da conversa deixar que apontem as características que eles vêem na minhoca, e conduzi-los durante a conversa anotando no quadro todas as perguntas que surgirem;

* Construção de um quadro com os dizeres: "O que sabemos". "O que queremos descobrir" e "O que aprendemos". Esse quadro deve ser preenchido à medida que o projeto for sendo desenvolvido;

* Juntos, na biblioteca ou na sala de informática, pesquisar as respostas para as perguntas que surgiram e algumas curiosidades sobre as minhocas;

*Contação de histórias: "A minhoca dorminhoca" Daniela Weil;

* Anotar no quadro da pesquisa as nossas novas descobertas;

* Mostrar imagens dos variado tipos de minhocas e comparar seus tamanhos classificando-as em ordem crescente;

* Montar um jogo da memória com as gravuras dos tipos de minhoca;

* Pesar e medir cada criança comparando com o tamanho e o peso da maior e da menor minhoca; (Representar o peso da criança por pacotes de 1kg de arroz ou feijão...)

* Com tampinhas de refrigerante, barbante e tinta guache, confeccionar a minhoca dorminhoca;

*Contação de histórias: Cada criança irá recontar a história da minhoca dorminhoca, dar a liberdade de elas criarem outra história se assim preferir;

2° etapa: "O mundo dos animais: o pintinho em minha casa"

* Mostrar o nascimento de um pintinho (eu os levei para ver a galinha chocando os ovos e um pintinho recém nascido), mas tem vários vídeos que mostram o nascimento de um pintinho. As crianças assistiram ao vídeo do nascimento, como também da galinha pondo ovos.

* Na aula de informática pesquisamos o que um pintinho precisa para crescer e quais os cuidados com o ambiente, a temperatura e a sua alimentação.

*Levar um pintinho ( eu levei três) para a sala e permitir que as crianças o alimentem e brinquem com ele.

* Dar um nome para os pintinhos e pedir que cada um faça o retrato do seu pintinho;

*Juntos construir um "pequeno galinheiro" para que através de sorteio o pintinho passe uma noite na casa de cada aluno;

*Montar um diário para a turma; Nele estarão os textos coletivos do Pré I, falando sobre a noite que passaram com o pintinho;

3° etapa: "O mundo dos animais: Classificando-os!"

*Contação de histórias: O peixinho dourado

* Dobradura do peixe; Onde ele vive?

*Construir juntos um cartaz com os espaços dos animais aquáticos, terrestres e aéreos;

*Durante a semana fazer dobraduras de outros bichinhos para que colem no cartaz fazendo a classificação; Recortes e colagens desses bichinhos;

* Dar a cada um uma luvinha dos animais que vivem no mar; luvinhas de animais que vivem na Terra, e luvinhas de animais que vivem no Céu; Brincar com a turma e pedir: Os animais que vivem no Céu fiquem no meu lado direito; Pedir que juntos contem quantos animais que vivem no céu estão ao meu lado; E assim por diante com os demais animais. Depois trabalhar com as cores; numero de patas;Animais que tem penas, pelos, e escamas; Mostrar que todos somos diferentes, assim como os animais. Deixar que pendurem em nosso mural as luvinhas dos animais em seus "lares";

* Arca de Noé; Encenar a história que já foi assistida na quarta-feira na aula de informática; Gênesis 6 e 7: Arca de Noé; Como Deus se preocupou com a humanidade, ele também se preocupou com os animais. Deus quer que nós também possamos cuidar dos animais que Ele criou para nos alegrar;

* Entregar uma figura da arca para que colem em uma folha; Deixar que desenhem alguns animais que entraram na arca de Noé; Entregar algumas gravuras de animais e pedir que colem no seu desenho: PEIXES, E ALGUNS ANIMAIS QUE ENTRARAM NA ARCA; Será que VÃO COLOCAR OS PEIXES NA ARCA?

* Mostra varias gravuras de animais selvagens e domésticos; Separar oralmente; Deixar que colem na folha A3: Animais domésticos e selvagens;

* Brincadeira do lago do jacaré (Quem consegue pular?). Exercícios com a corda (equilíbrio e coordenação motora)

4° etapa do projeto: "O mundo dos animais: Meus bichinhos na escola"

*Mandar uma pesquisa pra casa falando dos bichinhos de estimação;

* Separar os dias da semana para cada tipod e bichinho. Ex: Segunda: Cachorro, Terça: Gato, etc..

* Cada criança irá apresentar seu bichinho de estimação na escola; Passaremos a tarde cuidando do animal e anotando em nosso diário coletivo os cuidados que devemos ter com esse animal

* Montar juntos um aquário de garrafa pet;

* Presentear os pequenos com um peixinho para levar pra casa e assim desenvolver todos os cuidados que aprendemos durante o projeto;

METODOLOGIA: Recursos utilizados:

* Revistas, Jornais, Livros;

* Internet;

*Data Show (apresentação de vídeos e imagens);

*Pás, colheres e vasilhas transparentes (caçar as minhocas);

*Cartolina, papel pardo. Folhas A4 e A3;

* Garrafas pet (aquário);

*tesoura e cola;

* Tampinhas de garrafa, barbante e tinta guache (montagem da minhoca de sucata);

*Figuras de animais ou animais de pelúcia;

SOCIALIZAÇÃO: Em uma noite recreativa com os pais da escola onde as demais turmas também apresentam seus trabalhos, iremos mostrar os diários coletivos, as minhocas de tampinha, o aquário de garrafas pet, e o vídeo com as apresentações dos animais de estimação. Expor também os painéis com as classificações e as dobraduras feitas em sala;

AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada a partir do reencontro com a situação-problema levantada, tendo por base os comentários e descobertas sobre o que foi proposto e o que foi realizado. Através de registros, de fotos, vídeos e trabalhos desenvolvidos com as crianças avaliando o alcance dos objetivos. Toda essa avaliação fica registrada no Arquivo Biográfico através de textos fundamentados que registram o desenvolvimento infantil na área social, física e mental.

6 comentários:

  1. Sou a Marisa Helena de Osasco - São Paulo
    Fiquei encantada com o seu blog.Você deve ser uma professora maravilhosa.
    E gostaria de receber a apostila em meu email.
    O email é sorriso_doce@ig.com.br
    Obrigado.
    Marisa Helena

    ResponderExcluir
  2. eu tambem fiquei muito encantada com seu blog e tambem gostaria de receber a apostila em meu email,o email é vivianerpv@hotmail.com
    obrigada
    viviane

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pela iniciativa, se puder me enviar a apostila também o meu email é nessinha_rapa@hotmail.com

    vanessa abreu

    ResponderExcluir
  4. Thainara,meu nome é Adriana E COMO VOCÊ SOU PROFESSORA E PELA 1ª VEZ DO1ºANO.SOU ADVENTISTA E FICO FELIZ EM VER QUE A EDUCAÇÃO ADVENTISTA ESTÁ EM BOAS MÃOS.GOSTARIA DE RECEBER O SEU MATERIAL POR E MAIL,O MEU É anairdaornelas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. oi querida, sou veterinária e há muito tempo tenho vontade de desenvolver em escolas um projeto entre crianças e animais, como conscientização de posse responsável e cuidados basicos com os animais e estava a procura de modelos de projetos para propor as escolas, se puder me enviar via email a apostila também agradeço muito, olga_gentil@hotmail.com

    ResponderExcluir