9 de fevereiro de 2012

Plano Anual 2° ano

LINGUA PORTUGUESA



Objetivos
Ler e reconhecer diversos tipos e gêneros de textos;
Valorizar a leitura literária como fonte de apreciação e prazer;
Utilizar a linguagem oral com fluência, expressando e defendendo seu ponto de vista;
Utilizar os conhecimentos gramaticais no aperfeiçoamento da linguagem escrita;
Utilizar e adequar os conhecimentos ortográficos no aperfeiçoamento da linguagem escrita;
Desenvolver a capacidade de aproveitar a leitura como fonte de informação e recreação;
Ler e fazer antecipação e inferência no texto;
Desenvolver a capacidade de desenvolver mentalmente o pensamento e exprimi-lo por escrito;
Produzir textos com coerência utilizando os recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e por outros organizadores textuais;
Utilizar o dicionário para superar as dúvidas relacionadas ás demais questões gramaticais e ortográficas na produção e revisão de textos.



Conteúdos
Leitura: regras de instrução, receita, bilhetes, cartas, informativos, propaganda, anúncios, poesias, biografias, quadrinhos e letras de música;
Interpretação dos diversos textos;
Escrita: Produção de textos: individualmente, em dupla e coletivamente;
Ortografia: f e v, p e b, t e d, r inicial, r brando e r dobrado, s inicial e depois de consoante, z e s com som de z, s e z finais, ç e s dobrado, ce-ci e ç, ch, lh, nh, h inicial, ge e gi, je e ji, l e u, m antes de p e b, n antes de consoantes, e e i ou o e u, hífen e apóstrofo, gu e qu, trema, gua e guo e guão, qua e quo e quão, ns, lh e li, til, porque, por que, porquê, por quê, traz, atrás, mal, mau, mas e mais, pêlo e pelo, dá e da, para eu e para mim, bom e bem, mal e mau, houve e ouve, põe e põem, x e ch, am e ao, x com som de s, cs e z, xc, sc.
Gramática: alfabeto maiúsculo e minúsculo, classificação das sílabas, encontro vocálico: ditongo, tritongo e hiato, encontro consonantal, dígrafo, classificação quanto a posição da sílaba tônica, acento agudo e circunflexo, abreviaturas; sinais auxiliares (hífen, til, apóstrofo e cedilha), pontuação (vírgula, ponto e virgula, reticências, parênteses, aspas, dois pontos e travessão), artigo, substantivo: próprio, comum e coletivo, concreto e abstrato, gênero do substantivo, substantivo epiceno, comum de dois e sobrecomum, grau de substantivo, número de substantivo, palavras simples e compostas, primitivas e derivadas, adjetivo, grau do adjetivo, numeral, pronome: pessoal, tratamento, demonstrativo e indefinido, possessivo, preposição, verbo: tempos, modos e conjugações do verbo, modo subjuntivo, imperativo e formas nominais, verbo pôr, verbos auxiliares; advérbios, interjeição, sujeito e predicado, frases: interrogativa, exclamativa, declarativa, afirmativa, negativa e imperativa;



Estratégias
leitura individual e coletiva;
Atividades diversificadas;
Reescrita de textos;
Recortes e colagens;
Produção de textos coletivos, em duplas e individuais;
Revisão de texto;
Uso de dicionário.



MATEMÁTICA

Objetivos


Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta;
Compreender e aplicar técnicas de resolução de adição com reserva e de subtração com recurso, multiplicação e divisão;
Aplicar os conhecimentos de adição, subtração, multiplicação e divisão na resolução de situações-problemas;
Identificar e interpretar situações-problemas;
Interpretar e construir tabelas e gráficos;
Compreender e resolver situações-problemas que envolva gráficos e tabelas;
Identificar o sistema monetário brasileiro;
Comparar figuras geométricas bi e tridimensionais identificando suas características e estabelecendo relações de semelhanças e diferenças entre elas por meio de composição e decomposição, simetrias, ampliações e reduções;
Reconhecer os sistemas de medida e utilizar as unidades convencionais em contextos matemáticos, domésticos;
Reconhecer números fracionários no dia-a-dia.



Conteúdos



· Seqüência numérica;

· Sistema de numeração decimal;

· Técnicas operatórias: adição com reserva, subtração com recurso, multiplicação simples e com dois algarismos e divisão;

· Sistema monetário;

· Sistema de medidas: tempo, comprimento, perímetro, área, capacidade/volume e massa;

· Fração;

· Formas geométricas e sólidos geométricos;

· Numeração romana;

· Expressão numérica;

· Números primos;

· Porcentagem.



Estratégias
Material dourado;
Atividades xerocadas;
Atividades mimeografadas;
Livro didático;
Experiências;
Atividades em grupo;
Construção de sólidos.


CIÊNCIAS

Objetivos

Compreender a natureza como um conjunto dinâmico;

Identificar as relações entre ciência, tecnologia e mudanças nas condições de vida;

Compreender a tecnologia como meio para suprir as necessidades humanas;

Utilizar conceitos científicos básicos associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;

Identificar diferentes manifestações de energia: luz, calor, eletricidade e som;

Entender a saúde como um bem individual que deve ser garantido pela sociedade;

Compreender o corpo humano como um conjunto integrado e a saúde como bem-estar físico e psíquico;

Relacionar a falta de asseio e higiene com a ocorrência de doenças;

Caracterizar os aparelhos reprodutores masculinos e femininos e as mudanças no corpo durante a puberdade;

Compreender a importância da coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde.

Caracterizar materiais recicláveis e processos de tratamento de alguns componentes do lixo (orgânico e inorgânico).

Confrontar as suposições individuais e coletivas com as informações obtidas;

Valorizar a vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente.



Conteúdos

Saneamento básico;

Higiene alimentar;

Higiene pessoal;

Recursos naturais, meio ambiente;

Ecologia;

Recursos tecnológicos;

Sol, Lua e Terra;

Três Rs: reciclar, reutilizar e reaproveitar;

Corpo humano;

Saúde.



Estratégias



Buscar informações por meio da observação direta e indireta, da experimentação, de entrevistas e visitas;

Organizar e registrar as informações por meio de desenhos, quadros, tabelas, esquemas, gráficos, listas, textos e maquetes.

Atividades diversificadas;

Vídeo;

Leitura de textos informativos, jornalísticos;

Confecção de cartazes;

Pesquisas;

Trabalho em grupo;

Experiências.



HISTÓRIA

Objetivos
Entender a noção de tempo histórico, no qual os acontecimentos se sucedem;
Reconhecer e compreender diferentes formas de medir o tempo;
Conhecer e compreender a colonização brasileira;
Conhecer alguns aspectos econômicos, políticos e culturais relacionados ao comércio (pau-brasil, açúcar, ouro, café);
Compreender a formação territorial brasileira;
Conhecer aspectos da cultura brasileira originada pela cultura indígena;
Destacar presença dos portugueses colonizadores e a presença dos africanos escravizados;
Desenvolver respeito e tolerância, rejeitando atitudes de preconceitos, discriminação e racismo de qualquer forma;
Reconhecer a formação da população brasileira como resultante da mistura de povos;
Reconhecer a pluralidade, a diversidade histórica e cultural na sociedade brasileira;



Conteúdos
O homem e o tempo;
Conhecimento histórico sobre você;
Memória de outros tempos;
Linha do tempo;
Brasil x Portugal;
Os povos indígenas e a ocupação territorial;
Fronteiras coloniais;
Escravidão;
Imigrantes;



Estratégias
Leitura de textos;
Pesquisa;
Registros por escrito, cartazes e desenhos;
Filmes;
Dramatização;
Atividades extra-classe (passeio).



GEOGRAFIA

Objetivos

Conhecer aspectos gerais do modo de ser e de viver de povos que vivem no Brasil;

Reconhecer a presença de outros povos (indígenas, europeus, africanos e asiáticos) na formação do povo brasileiro e suas influencias na cultura brasileira de uma foram geral;

Reconhecer que as pessoas se deslocam pelo território e que esse deslocamento pelo território e que esse deslocamento é chamado fluxo migratório;

Conhecer dados numéricos da população brasileira da atualidade e do passado;

Conhecer e identificar as paisagens urbanas e suas transformações ao longo do tempo;

Reconhecer e relacionar o processo de urbanização com a industrialização;

Identificar as regiões e os estados do Brasil;

Ler e interpretar mapas;



Conteúdos

Influencias culturais;

Formação étnica e cultural do povo brasileiro;

Migração e imigração;

Dados numéricos da população brasileira no presente e no passado;

Processo de urbanização do território brasileiro;

Paisagens urbanas e suas transformações;

Processo de urbanização e de industrialização;

Divisão regional do Brasil;

Mapa como representação do espaço, uma construção humana ao longo dos tempos.

Estratégias

Leituras de diversos textos;

Mapa Mundi, do Brasil e de São Paulo;

Pesquisa;

Confecção de cartazes;

Filmes ou desenhos;

Registro por escrito ou oral;

Recursos tecnológicos.

Atividades extra-classe (passeios).



Avaliação

A avaliação ocorrerá continuamente, vinculada as atividades do dia-a-dia da sala de aula, possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem.

Serão utilizados registros escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos alunos.


4 comentários: