9 de fevereiro de 2012

Plano Anual 1° ano

"Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças."

Meninas são apenas sugestões...
Tudo pode ser adaptado de acordo com a necessidade....
Abraços!!!


16

ago
2011

Plano

PORTUGUÊS

OBJETIVOS GERAIS:
Adaptação do educando à escola
Criar condições favoráveis ao desenvolvimento de atitudes e habilidades necessárias a aprendizagem da leitura e escrita, despertando no educando a cooperação, criatividade, valorização, visando o desenvolvimento de valores pessoais e sociais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolver no educando sua percepção, motricidade, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial e temporal.
Leva-lo a concluir que o alfabeto é um conjunto de letras que quando ordenadas formam sílabas e palavras.
Expressar-se oralmente, reproduzindo histórias e criando textos;
Identificar semelhanças e diferenças de detalhes gráficos das letras;
Despertar o interesse pela biblioteca, o teatro, como hábito de informação e recreação.
Ler obras infantis revelando a compreensão.
Relatar experiências vividas

CONTEÚDOS:

1º BIMESTRE
Período preparatório - serão trabalhados os aspectos relacionados com: visão, audição, oordenação motora, lateralidade, orientação espacial e temporal;
Conhecimento do alfabeto;
Vogais e encontros vocálicos;

2º BIMESTRE
Reconhecimento do alfabeto;
Nomes próprios;
Formação e leitura de palavras novas a partir da união de sílabas estudadas;
Estudo de rótulos, embalagens, cartazes, crachás e palavras-chaves;
Leitura e interpretação oral de pequenos textos;

3º BIMESTRE
Letras maiúsculas e minúsculas;
Emprego do parágrafo e pontuação;
Elaboração de frases escritas;
Leitura, reescrita e interpretação de pequenos textos;
Divisão silábica.


4º BIMESTRE
Construção de pequenos textos;
Leitura e interpretação oral e escrita de diversos textos;
Produção de pequenos textos por meio de ilustrações.


ESTRATÉGIAS:
Filmes;
Livros infantis;
Gibis;
Revistas;
Músicas;
Poesias;
Parlendas;
Trava-línguas;
Caça-palavras;
Cruzadinhas;
Crachás;
Cartazes;
Trabalhos individuais e em agrupamentos, conforme a fase de produção de escrita da criança.


AVALIAÇÃO:
Avaliação diagnóstica, contínua e paralela baseado nas dificuldades do aluno;
Verificação das atividades diárias e extra-classe.

MATEMÁTICA


OBJETIVOS GERAIS:
Construção e apropriação de um conhecimento pelo aluno;
Associação do numeral à quantidade e de símbolos impressos;
Desenvolvimento das operações fundamentais;
Ampliação do raciocínio lógico-matemático e sócio-construtivista;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender do sistema numérico e das quatro operações fundamentais;
Fazer uso da linguagem matemática como representação significativa;
Desenvolver o raciocínio cognitivo.


CONTEÚDOS:

1º BIMESTRE
Noções de conjunto e sua correspondência;
Numerais de 1 a 9 ;
Formas geométricas e cores;
Exploração de quantidades;
Adição simples com o total até 9 ;
Noções de subtração.

2º BIMESTRE
Sistema de numeração decimal
Seqüência numérica
Vocabulário de grandeza-posição, direção e sentido;
Noções de dezena;
Adição e subtração simples envolvendo unidade e dezena;
Ordem crescente e decrescente.

3º BIMESTRE
Operações de adição e subtração com e sem reserva e recurso, respectivamente;
Leitura de calendário, gráficos e tabelas;
Números pares e ímpares
Resolução de situações-problemas;
Leitura e escrita dos números;
Construção dos fatos fundamentais;
Manuseio de encartes de supermercados;


4º BIMESTRE
Sucessor e antecessor;
Dobro e triplo;
Dúzia e meia dúzia;
Sistema monetário;
Multiplicação simples;
Noções de divisão;
Geometria: quadrado, triângulo, círculo e outras formas.


ESTRATÉGIAS:
Jogos;
Brincadeiras;
Material pedagógico;
Carimbos;
Dominó;
Palitos de sorvete;
Recorte de encartes de supermercados.


AVALIAÇÃO:
Será contínua, observando e considerando seus avanços obtidos nas resoluções de raciocínio em situações que lhe serão apresentadas.


HISTÓRIA

OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecer as noções de espaço-temporal;
Perceber e desenvolver habilidades relacionadas a sua história, bem como seu contexto escolar e familiar;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar a organização e estrutura de uma família;
Reconhecer o bairro onde mora;
Noções de cidade e estado.

CONTEÚDOS:

1º BIMESTRE
Pesquisas com o significado do seu nome e o motivo da escolha pelos pais;
Desenho da família;
Nome dos familiares;
Dados pessoais;
História dos avós.

2º BIMESTRE
Noções de tempo, espaço e mudanças;
Trajeto de casa para a escola;
O caminho para o centro da cidade;
Profissões.

3º BIMESTRE
O município;
O bairro;
A comunidade;
Folclore.

4º BIMESTRE
Educação viária;
Qualidade de vida;
Cidadania.

ESTRATÉGIAS:
Vivências dos alunos;
Vídeos;
Pesquisas;
Exposições;
Jogos e brincadeiras.


AVALIAÇÃO:
Será contínua por meio da observação e participação.


GEOGRAFIA


OBJETIVOS GERAIS:
Preservar e compreender o ambiente em que vive;
Perceber e compreender a importância de se posicionar criticamente diante das situações;
Ajustar a criança em seu meio ambiente.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar o meio social e suas relações;
Desenvolver atitudes de carinho pelo meio ambiente e sua preservação;
Identificar o aproveitamento que o homem faz e suas modificações.

CONTEÚDOS:

1º BIMESTRE:
Reconhecimento do espaço físico da escola;
Identificação da sala de aula como espaço comum;
Localização na sala de aula.

2º BIMESTRE:
Tipos de moradia;
Zona rural e urbana;

3º BIMESTRE:
Meios de comunicação;
Meios de transporte.

4º BIMESTRE:
Sinais de trânsito;
Estações do ano;
Trabalho e lazer.

ESTRATÉGIAS:
Passeio pela escola;
Conversas;
Pesquisas e trabalhos em grupos;
Visitas em loco;
Revistas e filmes.


AVALIAÇÃO:
Paralela e contínua, através da observação diária, participação oral e escrita.


CIÊNCIAS


OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer seu próprio corpo e suas funções;
Reconhecer a importância da água em nossa vida;
Conhecer os órgãos do sentido;
Noções de higiene.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Despertar a consciência ecológica, enfatizando sua degradação e preservação;
Reconhecer os recursos naturais;
Proporcionar o reconhecimento do corpo humano;
Salientar a importância dos bons hábitos de higiene.

CONTEÚDOS:

1º BIMESTRE:
Higiene corporal, pessoal, coletiva e ambiental;

2º BIMESTRE:
Animais: vertebrados e invertebrados;
Tipos de animais e seus habitat;
Animais domésticos e selvagens.

3º BIMESTRE:
Seres vivos e plantas;
Prevenção de acidentes.

4º BIMESTRE:
Meio ambiente;
Lixo reciclável e não-reciclável.


ESTRATÉGIAS:
Atividades sócio-culturais;
Feira de Ciências;
Excursões e visitas em loco;
Projeto: Meio Ambiente;
Cartazes e desenhos;
Vídeos e pesquisas;
Mapas do corpo humano.

AVALIAÇÃO:
Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.

ATIVIDADES EXTRA-CLASSE

EXCURSÕES:

PROJETOS:

Água;
Folclore;
Meio Ambiente;
Viário;
Alimentação.

Por Edema



[Palavra cruzada.jpg]


[Palavra cruzada 001.jpg][Palavra cruzada 002.jpg]


[oralidade.bmp]

12 comentários:

  1. adorei seu blog... me ajudou muito... parabéns...

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS O O BLOG É BASTANTE CRIATIVO!
    AMEI CADA DETALHE.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo "blog" Thainara Goulart!
    O seu Plano Anual me ajuda bastante a desenvolver melhor os meus planejamentos diários. Estava precisando muito das didáticas, já que trabalhei cinco anos seguidos com turmas do 5º ano/série. [rsrsrs] Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo "blog" Thainara Goulart!
    O seu Plano Anual me ajuda bastante a desenvolver melhor os meus planejamentos diários. Estava precisando muito das didáticas, já que trabalhei cinco anos seguidos com turmas do 5º ano/série. [rsrsrs] Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Amei seu blog.
    Me ajudou muito.
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Thainara!Fiquei encantada com o seu blog!Confesso que me ajudou bastante na confecção do meu primeiro plano de aula.Estou cursando o segundo período de Pedagogia pela Estácio de Sá. Parabéns, que Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  7. Planejamento maravilhoso, mim ajudou bastante!!

    ResponderExcluir
  8. Planejamento maravilhoso

    ResponderExcluir