9 de fevereiro de 2012

Planejamento anual para Alfabetização


Meu coração, não sei por que, bate feliz, quando te vê!!! Mais sugestões....



PLANEJAMENTO ANUAL ALFABETIZAÇÃO

LINGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS
Falar e expressar
Ø desejos, sentimentos, novidades, idéias, fatos da vida cotidiana.
Recontar
Ø e interpretar histórias, aproximando-se das características da história original.
Reproduzir jogos verbais como: trava-línguas, adivinhações,
Ø quadrinhas, poemas e canções.
Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto
Ø de nomes do grupo, como também o dos colegas.
Ler gravuras e textos de
Ø forma não convencional e posteriormente de forma convencional.
Manusear e
Ø observar livros, revistas, jornais, etc.
Ouvir e comentar uma diversidade
Ø de textos.
Escrever o próprio nome e diversas palavras.
Ø
Diferenciar
Ø letra bastão de letra cursiva (maiúscula e minúscula).
Produzir pequenos
Ø textos individuais e/ou coletivos (oral e escrito).
Reescrever histórias
Ø contadas pelo professor.

CONTEÚDOS

Linguagem oralØ

Práticas de leitura
Ø

Práticas
Ø de escrita


ESTRATÉGIAS

Hora da novidade;
Ø
Músicas;
Ø
Ø Histórias recontadas e interpretadas pelas crianças;
Jogos verbais:
Ø quadrinhas, poemas e canções.
Discussão de filmes;
Ø
Brincadeiras como:
Ø " show de calouros", complementação de músicas;
Listar de nomes dos alunos
Ø em ordem alfabética;
Confecção de crachás com nome do aluno e leitura do
Ø próprio nome;
Escrita do próprio nome e de outras palavras
Ø
Uso do
Ø alfabeto móvel e fixo (letra bastão e cursiva);
Jogos de leitura e
Ø escrita;
Brincadeiras como: forca, caça-palavras, etc;
Ø
Ø Palavras-chave;
Ditado;
Ø

Atividades mimeografadas envolvendo junções das sílabas jáØ estudadas;
Atividades no caderno;
Ø
Recorte e colagem de palavras;
Ø
Ø Uso da cartilha;
Produção de pequenos textos;
Ø
Mural com rótulos e
Ø propagandas;
Uso do caderno de leitura;
Ø
Caixinha de leitura;
Ø
Ø Jogos e histórias envolvendo o segredo da leitura.

AVALIAÇÃO

A
Ø avaliação será feita através de:
relatórios do professor.
§
Observação
§ do desenvolvimento do aluno quanto à: participação, atenção e interesse na socialização das atividades em sala de aula, individual, em grupo e extra-classe

MATEMÁTICA

OBJETIVOS

Contar quantidades oralmente em brincadeiras,
Ø jogos e cotidiano.
Calcular com materiais concretos situações problema
Ø vivenciadas em sala de aula.
Manusear sucatas para contagem simples e
Ø operações de adição e subtração.
Perceber a proximidade entre número e
Ø quantidade.
Manusear jogos de dominó e numeral (representação).
Ø
Ø Escrever o nome dos numerais.
Registrar quantidades através de linguagem
Ø oral, notação numérica e registros não convencionais.
Conhecer noções de
Ø medidas de comprimento, peso, volume através da utilização de unidades convencionais e não convencionais.
Marcar o tempo por meio do
Ø calendário.
Conhecer os objetos utilizados para medidas (litro, fita
Ø métrica, balança, relógio, etc.)
Manusear o dinheiro em brincadeiras e no
Ø dia a dia.
Reconhecer as formas geométricas em figuras e objetos.
Ø

CONTEÚDOS

Números e sistema de numeração
Ø
Grandezas
Ø e medidas
Espaço e forma
Ø


ESTRATÉGIAS

Jogos de
Ø esconde-esconde e pega-pega;
Brincadeiras e músicas que incluem diferentes
Ø tipos de contagem;
Contagem de objetos concretos;
Ø
Atividades
Ø mimeografadas;
Atividades no caderno;
Ø
Formação de conjuntos com
Ø materiais concretos como: tampinhas, botões, palitos.
Escrita e ordenação
Ø de numerais;
Observação de numerais no cotidiano: placas, televisão,
Ø telefone, revistas, etc.
Dominó;
Ø
Situações problema (adição e
Ø subtração), resolvidas com manuseio de material concreto e sucata;
Uso do
Ø Q.V.L.;
Desenho do tempo utilizando as noções de ontem, hoje e amanhã;
Ø
Ø Brincadeiras envolvendo as percepções de maior/menor, muito/pouco, curto/longo, direita/esquerda, frente/trás, grosso/fino, etc.
Uso do cartaz do tempo e
Ø temperatura.
Confecção de maquetes
Ø e brinquedos com uso de sucatas;
Ø Desenhos de percursos (casa para escola, escola para a igreja, etc.);
Ø Desenho livre;
Jogos e brincadeiras utilizando sólidos geométricos e blocos
Ø lógicos.
Criação de figuras a partir das formas geométricas.
Ø

AVALIAÇÃO

Será feita através de: relatório do professor, observação doØ desenvolvimento do aluno quanto à participação, atenção e interesse na realização das em sala de aula, individual, em grupo e extra-classe

CIÊNCIAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA

OBJETIVOS

Perceber que é integrante de um grupo social,
Ø que tem direitos e deveres.
Conhecer o corpo, suas partes, funções e a
Ø higiene com o mesmo.
Identificar os limites do seu corpo.
Ø
Distinguir a
Ø família ( membros e funções ).
Valorizar a família como peça fundamental
Ø para a formação social.
Conhecer o ambiente escolar e descrever as
Ø dependências, bem com as respectivas funções das pessoas que ali trabalham.
Ø Participar de atividades em grupo, eventos da escola (passeio, festas, etc. )
Perceber que faz parte de um grupo, que é importante e capaz de realizar
Ø alguma coisa de acordo com seu interesse e capacidade.
Confeccionar
Ø dobraduras de animais e plantas.
Cuidar e preservar animais e plantas.
Ø
Ø Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
Ø Plantar árvores com objetivo de preservação.
Manipular massinhas,
Ø brinquedos e sucatas.
Participar de diferentes atividades envolvendo a
Ø observação e pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento.
Ø Identificar a água como peça fundamental para a sobrevivência dos seres vivos.
Explorar os sons à sua volta como forma de interação e conhecimento
Ø do mundo.
Valorizar e apreciar as próprias produções e dos colegas.
Ø
Ø Expressar através de desenhos os sentimentos e as emoções

CONTEÚDOS

Corpo ( partes do corpo, funções, cuidados, história doØ próprio nome ).
A Família ( importância, membros, função ).
Ø
A Escola (
Ø função, importância, componentes ambiente escolar ).
Movimento (
Ø expressividade, equilíbrio, coordenação ).
Música ( o fazer musical,
Ø apreciação musical, dramatização musical ).
Artes visuais ( o fazer
Ø artístico, apreciação por artes visuais, interpretação oral de desenhos e pinturas, exposição de produções artísticas ).
Organização Social.
Ø
A
Ø Natureza ( lugares e paisagens ).
Fenômenos da Natureza.
Ø
A Água (
Ø função, importância ).
Os Seres Vivos ( pessoas, plantas e animais ).
Ø

ESTRATÉGIAS

Recorte e colagem.Ø
Conversa informal sobre higiene e
Ø prática dos hábitos.
Confecção de cartazes e murais ( Amigos da Higiene
Ø ).
Observação do próprio corpo e do colega, nomeando suas partes e
Ø funções.
Desenho da figura humana.
Ø
Modelagem do corpo do colegas.
Ø
Ø Montagem de quebra-cabeça.
Modelagem com massinha.
Ø
Músicas de esquema
Ø corporal.
Atividades mimeografadas.
Ø
Conversa informal sobre meio
Ø ambiente.
Observação e contato com animais e plantas.
Ø
Bingo de
Ø animais.
Experiência com grão de feijão.
Ø
Plantio de pequenos
Ø vegetais.
Dramatização de histórias e músicas de pequenos animais e
Ø plantas.
Exposição de trabalhos.
Ø
Observação direta de fenômenos
Ø naturais como: chuva, vento, sol, arco-íris e indireta através de gravuras, vídeos, jornais, revistas.
Desenho de fenômenos naturais.
Ø
Discussão
Ø sobre a família, seus membros, as profissões, atitudes ).
Entrevista com a
Ø Família.
Desenho livre.
Ø
Montagem de mural com figuras de Família.
Ø
Ø Confecção de cartazes relacionados à Família.
Dramatização sobre as
Ø profissões.
Teatrinho com personagens: pai/mãe/irmãos.
Ø
Excursão pelas
Ø dependências da Escola.
Construção de mapa e maquete da Escola
Ø
Escrita
Ø dos nomes das dependências da escola.
Músicas que envolvam as partes do
Ø corpo seguidos de movimentos como: flutuar como nuvem, voar como passarinho, etc.
Competições ( jogos e regras )
Ø
Brincadeiras: ovo choco, pular
Ø corda, cantigas de roda, amarelinha, etc.
Atividades dirigidas : passar
Ø bastões, linhas desenhadas, jogar bola, petecas, etc.
Confecção e manuseio
Ø de instrumentos musicais.
Imitação de sons variados.
Ø
Jogos e
Ø brincadeiras musicais.
Desenhos e pinturas com auxílio de lápis de cor,
Ø canetinha, giz de cera, tinta guache, etc.
Recortes e colagens utilizando:
Ø grãos, lã, algodão, tecido, palitos, etc.
Reprodução de histórias contadas
Ø pelo professor.

%uF0D4AVALIAÇÃO

A avaliação será feita pelo professor através de relatório eØ observação do desenvolvimento do aluno quanto à participação, atenção, interesse nas atividades em sala de aula, em grupo ou extra-classe.
Preenchimento de
Ø fichas

7 comentários:

  1. Amei tudo. Voce é muito criativa. Que Desu a abençoe semrpe.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus a bençoe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom todos os planos

    ResponderExcluir
  4. Olá! achei linda sua iniciativa...
    Que o nosso Deus te abençõe e guarde.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o plano e criativo.

    ResponderExcluir
  6. estou no 4° semestre e a ong onde dava aulas de artesanato esta me capacitando achei que teria dos colegas que sempre esta comigo me enganei fiquei só despertou ciumes e motivo chato de piadinha mas enfim procurando como montar um PLANEJAMENTO simples de entender E LEGAL pois la nao é formal e ainda terei que que usar base montessoriana ACHEI VC E SIMPLESMENTE ME APAIXONEI QUE DEUS LHE ABENÇOE MUITO MEU EMAIL: MILAARTESHOW@HOTMAIL.COM
    ACEITO SUGESTÃO E ME PONHO A DISPOSIÇÃO DE VCS

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por compartilhar os planos de aula anual, me ajudou bastante, trabalho em salas multisseriadas, área rural.
    E me ajuda bastante. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir