20 de janeiro de 2012
Dinâmica para o primeiro dia de aula...
Essa é uma brincadeira divertida para fazer desde os menores até os maiores...
Se você tem uma classe numerosa e fazer com que todos digam seus nomes ou alguma coisa sobre si mesmos está fora de questão porque tomaria muito tempo, você pode tentar essa aqui.
Leve um aparelho para tocar cd, coloque uma música bem animada, afaste as carteiras e peça aos alunos que vão andando em círculos pela classe ao som da música. Em determinado momento pare a música, então eles devem segurar a mão de quem estiver mais perto, formando duplas. Se a classe for em número ímpar sempre sobrará um elemento, que será o seu par.
Enquanto a música está parada , eles devem apresentar-se ao seu par dizendo o seu nome.
Depois continue a música e vá parando até ela chegar ao final, enquanto ela toca eles devem andar em círculo, quando parar a música, devem procurar um par.
Com os maiores:
Dinâmica dos objetos: QUEM SOU EU?
Faça quadrados de cartolina com figuras das palavras que vai usar no jogo, coisas básicas e que tenham aprendido no ano anterior se for professor de inglês ou espanhol, ou qualquer objeto se for fazer o jogo em português. Deve fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número de alunos 1, que você usará.
Coloque-os em círculo (de preferência), distribua os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece mostrando o seu e diga, em português, inglês ou espanhol, conforme o caso:
- Eu sou Fulano e sou um(a) - diga o nome da figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo.
Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você na língua do jogo:
- Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e sou uma bicicleta.
Ele deve então apontar outro aluno, que olhará para você e dirá:
- (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro.
Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com 'você é Beltrano e é uma bola, eu sou .... e sou um(a) ...
Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também aprenda os nomes deles, o que é desejável em um professor, que no mínimo saiba o nome de seus alunos.
Adaptação escolar...
Meninas navegando pelo meu blog favorito: pra gente miúda.. ENCONTREI IDEÍAS MARAVILHOSAS... E QUERO COMPARTILHAR COM VOCÊS!
- COMO A FAMÍLIA PODE AJUDAR A CRIANÇA A PASSAR PELA ADAPTAÇÃO ESCOLAR?
Diminuindo o nível de ansiedade da criança, conversando com ela, falando sobre a escola e sobre as situações que podem acontecer nessa nova rotina. Os pais podem acalmar a criança, estimulando-a com comentários do tipo: "você vai ter muitos amiguinhos", "vai poder brincar"; além de incentivá-la fazendo comentários positivos sobre a professora e a hora do lanche.
- QUANTO TEMPO A CRIANÇA DEVE E/OU PODE SER ACOMPANHADA POR FAMILIARES OU RESPONSÁVEIS NA ESCOLA?
Esse é um processo bem particular de cada criança. Para aquelas mais autônomas e com maior facilidade de sociabilização, a adaptação ocorre sem problemas. O recomendável é que esse acompanhamento da família ou babá junto a criança, se dê com uma presença mais prolongada na primeira semana de aula. A partir da segunda semana de aula, os pais e/ou responsáveis devem ir diminuindo o tempo de permanência na sala de aula, mas sempre tendo o cuidado de informar a criança de que estarão presentes na escola. É importante que ela saiba que está num ambiente onde pode se sentir segura e protegida e que o acompanhante está por perto.
Se o adulto precisar sair da escola, deve comunicar a criança dizendo que vai voltar, pois dessa forma ela não se sentirá abandonada. Nunca esquecendo que a fase de adaptação respeita o tempo de cada criança e que as recaídas e choros são naturais nesse início de ano letivo.
- LEVAR BRINQUEDOS E OBJETOS DE USO PESSOAL DA CRIANÇA PARA A ESCOLA AJUDAM A DIMINUIR AS SAUDADES DE CASA?
Nessa fase de adaptação sim. Desde que a família não exagere mandando coisas demais para a escola. Um brinquedo ou objeto especial para a criança pode sim servir como referência para que ela compreenda que nem tudo neste novo ambiente é estranho. Esse é um recurso que pode proporcionar aos pequenos a sensação de "porto seguro".
- COMO SABER SE O CHORO É MANHA OU SE A CRIANÇA ESTÁ REALMENTE ENFRENTANDO DIFICULDADES PARA SE ADAPTAR AO NOVO AMBIENTE?
A família pode ajudar bastante informando a professora como essa criança funciona, já que no início do ano letivo alunos e professores ainda não se conhecem e tudo é novidade. A criança é quem vai dizer muito sobre sua personalidade. Depois, no convívio diário, essa educadora terá que observar os comportamentos dessa criança para aprender a identificar a natureza de seu choro. Especialmente durante a fase de adaptação, a família é que estará sinalizando essas mudanças de comportamento. O choro é natural, mas os pais devem ficar atentos as reações de seus filhos, dando-lhes apoio e conforto nesse período de tantas mudanças.
- DÊ ALGUMAS DICAS SOBRE OS COMPORTAMENTOS QUE OS PAIS COSTUMAM TER E QUE DEVEM SER EVITADOS PARA NÃO ATRAPALHAR A CRIANÇA NA FASE DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR?
- Sair da sala de aula ou do ambiente da escola sem uma despedida prévia.
- Comparar a criança a outro coleguinha que está apresentando uma adaptação mais tranquila.
- Querer trazer toda a rotina de casa para a escola, como por exemplo: conversar com a professora na frente da criança dizendo tudo o que ela gosta e não gosta, o que come e não come, se ela é tímida... enfim, fazer comentários que impeçam a professora de construir e trabalhar junto com a criança a adaptação dela aos novos momentos compartilhados no ambiente escolar.
Trabalhando com o nome...
Amei essa ideia que encontrei no Espaço Educar. Excelente para fazer durante os primeiros dias de aula, quando estamos trabalhando com o nome dos alunos. Além de trabalhar as noções de letramento estimulamos a motricidade fina.
Separe algumas contas coloridas e outras com letrinhas. Cada aluno pode montar o seu nome enfeitando como quiser. Depois dá para criar várias atividades: contar o número de letras do nome do colega, com que letra começa, misturar todos os broches e entregar para os colegas, etc.
Dá até para montar o cartaz da turma a partir dessa atividade, colocando os nomes em ordem alfabética antes de registrar.
Crachás - Inicio das aulas
Meninas, aqui estão algumas idéias de crachás para esse inicio das aulas...
Bom ano letivo!
]