Essa é uma brincadeira divertida para fazer desde os menores até os maiores...
Se você tem uma classe numerosa e fazer com que todos digam seus nomes ou alguma coisa sobre si mesmos está fora de questão porque tomaria muito tempo, você pode tentar essa aqui.
Leve um aparelho para tocar cd, coloque uma música bem animada, afaste as carteiras e peça aos alunos que vão andando em círculos pela classe ao som da música. Em determinado momento pare a música, então eles devem segurar a mão de quem estiver mais perto, formando duplas. Se a classe for em número ímpar sempre sobrará um elemento, que será o seu par.
Enquanto a música está parada , eles devem apresentar-se ao seu par dizendo o seu nome.
Depois continue a música e vá parando até ela chegar ao final, enquanto ela toca eles devem andar em círculo, quando parar a música, devem procurar um par.
Com os maiores:
Dinâmica dos objetos: QUEM SOU EU?
Faça quadrados de cartolina com figuras das palavras que vai usar no jogo, coisas básicas e que tenham aprendido no ano anterior se for professor de inglês ou espanhol, ou qualquer objeto se for fazer o jogo em português. Deve fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número de alunos 1, que você usará.
Coloque-os em círculo (de preferência), distribua os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece mostrando o seu e diga, em português, inglês ou espanhol, conforme o caso:
- Eu sou Fulano e sou um(a) - diga o nome da figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo.
Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você na língua do jogo:
- Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e sou uma bicicleta.
Ele deve então apontar outro aluno, que olhará para você e dirá:
- (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro.
Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com 'você é Beltrano e é uma bola, eu sou .... e sou um(a) ...
Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também aprenda os nomes deles, o que é desejável em um professor, que no mínimo saiba o nome de seus alunos.
maravilhoasa a dinamica eu to fazendo o magistério e isso me ajudou muito pois pretendo ser uma boa professora...
ResponderExcluirGostei mais da primeira dinâmica...muito bom!!!
ResponderExcluirTrabalho em uma escola de educação especial, com alunos surdos, e gostei muito dessa segunda atividade, pois pode ser adaptada e usada com meus alunos: eles podem usar a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para participar da brincadeira..
ResponderExcluirgostei muito da dinamica e vou realizar com meus alunos!!!!
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