25 de agosto de 2011

Projeto animais II

ESCOLA ADVENTISTA DE TUBARÃO

EDUCAÇÃO

ADVENTISTA PLANO EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSORA: Thainara Dal-Bó Medeiros Goulart

TURMA: Pré I

I - Tema do Projeto: "O mundo dos animais - parte 4: Conhecendo um caracol"

II - Duração Provável: 13/10 à 08/10

III - Justificativa: Dar continuidade ao projeto anterior. As crianças mostraram interesse em conhecer um pouco mais sobre o caracol, devido a brincadeiras com as massinhas em momentos que apareceram caracóis. Objetivos: Responder as perguntas que surgiram sobre o caracol: Como é a casinha que o caracol leva nas costas?, por exemplo. Através da história : "O Caracol" iremos conhecer um pouco mais sobre ele e sobre outros bichinhos que aparecem na história. Trabalhar também o amor ao próximo e de como somos valioso para Deus, tendo como exemplo a atitude de alguns bichinhos da natureza....

IV - Integração Fé e Ensino: Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? Mateus 6:26

Quarta-feira (13/10)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Informática;

História ENCENADA: Mateus 6:26

Passear pela escola e ver os pássaros que passeiam ao nosso redor.

Onde eles moram? Eles se alimentam de que? Mais uma ver ler na bíblia nosso verso de Mateus 6:26

Ed. Física;

Momento Livre; relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Quinta-feira (14/10)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar;

Momento Livre;

Lanche;

Contação de histórias: A história do senhor Caracol (Caracterizar a mão como um caracol)

Interpretação da história: Quais os bichinhos que o Senhor Caracol viu?

Porque ele estava triste?

O que o Senhor Caracol viu que tinha de especial?

Nós carregamos nossas casas nas costas?

Quem o fez assim?

Interpretando a imagem: Gravura de um caracol sobre a folhinha verde e uma joaninha de seu lado.

Relembrar a história do Senhor Caracol e pintar suas mãos para que eles sejam os caracóis e assim recontem a história.

Atividade 1: Fazer a releitura da história do Senhor Caracol em um cartaz; Cada um irá pintar um bichinho da história;

Parque; relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Sexta- feira (15/10)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar;

Lanche;

Ed.Física;

Montar o Livro "O Senhor Caracol do Pré I"

Capa: Com uma folha de jornal iremos torcer até que fique bem enroladinha... faremos assim a casinha do caracol; Eles irão pintar as mãos e farão o "corpo do caracol". Montar então a capa;

Escrever: No quadro escrever o título que escolheram pra história do nosso livro: O Senhor Caracol do Pré I; Eles irão escrever as letrinhas que eles conhecem na capa de nosso livro;

Momento Livre; relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Segunda-feira (18/10)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, e orar.

Coral;

Conversa de Criança: Fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia;

Lanche;

Atividade: Montagem do Livro: 1° Página: "O caracol viu uma joaninha"

Mostrar gravuras de joaninhas; Distribuir os matérias para a colagem: Trabalhar com o E.V.A., deixar que eles cheguem a conclusão que se usarmos as tesouras será mais fácil para picar o E.V.A.; Permitir que eles organizem a página de seu livro; Mostrar como é um livro e deixar pra que eles montem das melhores maneiras possíveis.

Momento Livre; relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Terça - feira (19/10)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Biblioteca;

Tempo para ler as histórias...

Lanche;

Atividade: Montagem do Livro: 2° Página: "O caracol viu um grilo"

Mostrar gravuras de grilos; Onde ficam os grilos? Nas folhinhas, nas graminhas, nas árvores. Levá-los em um passeio pela escola e permitir que coletem o quanto conseguirem de folhinhas para colar no grilo; Permitir que eles organizem a página de seu livro; Mostrar como é um livro e deixar pra que eles montem das melhores maneiras possíveis.

Momento Livre; relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Quarta-feira (20/10)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Informática: Mostrar todos os tipos de joaninhas, grilos, caracóis e cigarras, até então nenhum deles já tinha visto uma cigarra;

Atividade: Montagem do Livro: 3° Página: "O caracol viu uma cigarra"

Mostrar gravuras de cigarras; Onde elas ficam?Geralmente ficam nas árvores. Levá-los em um passeio pela escola e permitir que coletem o quanto conseguirem de pedaços dos troncos das árvores para desenharem suas árvores; Permitir que eles organizem a página de seu livro; Mostrar como é um livro e deixar pra que eles montem das melhores maneiras possíveis.

Momento Livre; relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Quinta-feira (21/10)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar;

Atividade 1: Mostrar uma gravura, mamãe protegendo seus filhotes de um predador; O que estão vendo aqui? Quantos animais tem nessa imagem? Chamar a atenção para o predador lá longe... O que ele está fazendo? O que será que ele quer? ... Deixar que eles contem suas idéias e possíveis histórias. Ler o verso bíblico que diz: "Ame a teu próximo como a ti mesmo". Falar-lhes do amor e da proteção que os bichinhos demonstraram naquela imagem. Como nós podemos mostrar amor?

Em roda colocar a música "Todos os animais cantam" e ir passando uma caixa. Quando a música parar, a criança irá tirar da caixa um objeto. Questionar, como você usa esse objeto?

Lembrar o verso novamente para que todos cantem comigo: "Ame ao teu próximo como amas a ti mesmo..." Como esse objeto pode ajudar amar o teu amigo? Fazer novamente a brincadeira até acabarem os objetos. Mostrar outra figura dessa vez: Jesus e as criancinhas;

Há amor nessa imagem? Jesus ama as crianças e ele diz : Deixai vir a mim os pequeninos porque deles é o reino dos céus. Cantar a musica do verso novamente " Ame ao teu próximo como amas a ti mesmo"

Momento livre;

Lanche;

Atividade: Montagem do Livro: 4° Página: "O caracol viu um vagalume"

Mostrar gravuras de vagalumes; Onde eles ficam? Mostrar que seu "bumbum pisca". Levá-los até o pátio da escola e mostra-lhes uma lâmpada, explicar como a corrente elétrica caminha pelos fios dos postes como estes que vemos aqui fora na rua, e levam a energia para nossas casas,que acendem a lâmpada.

Montar uma cabana com eles e ligar a lanterna, o vagalume é como essa lanterna no escuro. Explicar como o bumbum do vagalume "acende". Dar então um desenho da lâmpada e pedir que desenhem o vagalume sendo que o "bumbum do vagalume" pode ser a lâmpada. Permitir que eles organizem a página de seu livro; Mostrar como é um livro e deixar pra que eles montem das melhores maneiras possíveis.

Momento Livre; relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Mandar o recadinho para os pais de como poderão trazer os bichinhos das crianças nas próximas semanas.

Sexta- feira (01/10)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar;

Ed. Física: Trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio com algumas brincadeiras com a corda e o bambolê.

Lanche;

Atividade: Montagem do Livro: 5° Página: "O caracol viu uma formiga"

Mostrar o vídeo: Como as formigas trabalham em equipe e ajudam umas as outras; Mostrar onde as formiguinhas moram. Com o pó de café deixar que construam a 5° página de nosso livro. Montem um formigueiro;

Permitir que eles organizem a página de seu livro; Mostrar como é um livro e deixar pra que eles montem das melhores maneiras possíveis.

Momento Livre; relembrar o que foi trabalhado hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário