25 de agosto de 2011

Projeto água...

ESCOLA ADVENTISTA DE TUBARÃO

EDUCAÇÃO

ADVENTISTA PLANO EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSORA: Thainara Dal-Bó Medeiros Goulart

TURMA: Pré I

I - Tema do Projeto: "Água: Um presente de Deus"

II - Duração: 26/04 à 30/04

III - Justificativa: Quero dar continuidade ao projeto anterior. Desenvolver durante o projeto o cuidado pela água e protegê-la.

IV - Integração Fé e Ensino: Gênesis 1:1 e 27-30

Deus criou toda a natureza e pediu que o homem cuidasse dela.

VII - Procedimentos de Trabalho

Segunda-feira 19/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, e orar.

Coral;

Conversa de Criança: Fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos sobre água na semana anterior.

Lanche;

Atividade 1: Cada um receberá uma ficha com o seu Nome. Destacar no poema (anexo 1) a palavra ÁGUA. Relacionar com o nome de cada criança. Pedir que colem pedaços de E.V.A em cada letra A que aparece em seu nome. Juntos contar quantas vezes a letra A se repete. Montar um cartaz com a palavra Água no centro e ao redor colar as fichas com os nomes.

Atividade 2: Contar e encenar a história de Gênesis 1:1 e 27-30

Deus criou toda a natureza e pediu que o homem cuidasse dela.

Momento Livre ; Relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Terça-feira 20/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Biblioteca; Momento para explorarem os livros que escolheram;

Lanche;

Atividade 1: "Caça-figuras" Pintar a figura onde aparece á água.

Atividade 2: Contar a história: "A viagem da gotinha Plim Plim"

Trabalhar interpretação da história.

Questionar: Por que a gotinha Plim Plim não queria descer da nuvem?

Quem foi que ela conheceu lá na terra?

Como era o nome dessa flor?

A gotinha Plim Plim aprendeu como a água(ela) era importante, e para vocês para que a água é importante?

Momento Livre (Pátio); Relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Quarta-feira 14/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Informática:

Vídeo da Tia Cecéu: ÁGUA.

Lanche;

Educação Física: rabo do lobo; coelhinho sai da toca!;

Quantos Copos de Água Cabem Nessa Jarra?
Colocar água em uma vasilha grande e escolher uma jarra. As crianças deverão transportar a água em copos até encher a jarra enquanto contam.
Podem usar colheres para encher um copo
.

Atividade 1: Escrever a música A Água da Tia Cecéu em um cartaz.

Fazer a experiência do feijão. Relacionando a música com a realidade. Questionar: Será que irá nascer um feijão?

Momento Livre; Relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Quinta-feira 15/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar. Ver como está nosso feijão e rega-lo.

Atividade 1: Ler o poema em anexo (2) Trabalhar a interpretação do poema:

Ler quantas vezes for necessário para juntos encontrarmos as respostas...

Qual a cor das folhinhas em que a gotinha de água cai?

Quando cai no chão, no que se transforma a nossa gotinha de água?

Atividade 2: Caça-palavras simples, com duas linhas apenas. Escrever a palavra Água no quadro. Pedir que encontrem e pintem a palavra.

Lanche;

Atividade 3: Pedir que recortem gravuras de água. Colar na primeira letra do Alfabeto de E.V.A : A.

Momento Livre; Relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Sexta-feira 16/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.Ver como está o feijão e rega-lo.

Educação Física: rabo do lobo; coelhinho sai da toca!;

Quem Enche Primeiro?
Dividir a turma em equipes e cada equipe tem que encher seu recipiente com água. Vence quem encher primeiro.

Lanche;

Atividade 1: Quebra-cabeça: figuras da água, palavra: Água e o nome da criança;

Momento Livre; Relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

ESCOLA ADVENTISTA DE TUBARÃO

EDUCAÇÃO

ADVENTISTA PLANO EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSORA: Thainara Dal-Bó Medeiros Goulart

TURMA: Pré I

I - Tema do Projeto: "Água: Um presente de Deus"

II - Duração Provável: 19/04 a 23/04

III - Justificativa: Quero dar continuidade ao projeto anterior. Desenvolver durante o projeto o cuidado pela água e protegê-la.

IV - Integração Fé e Ensino: Gênesis 1:1 e 27-30

Deus criou toda a natureza e pediu que o homem cuidasse dela.

VII - Procedimentos de Trabalho:

Segunda-feira 19/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, e orar.

Coral;

Conversa de Criança: Fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos sobre água na semana anterior. Ler o poema sobre a água e refletir sobre as gravuras do cartaz que confeccionamos na semana passada.

Quais as utilidades da água? Porque devemos cuidar dela? Lembrar do vídeo: "O ciclo da água"

Lanche;

Atividade 1: Para que usamos a água?? (Não foi feita na semana passada)

Momento Livre (Parque); Relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Elen gostaria de estar enviando hoje o recado para os pais em relação ao passeio. Para que na sexta-feira fizéssemos essa atividade fora;

Terça-feira 20/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Biblioteca; Momento para explorarem os livros que escolheram;

Lanche;

Atividade 1: Mostrar fotos:

Poluição dos rios.

Enchentes

Falar sobre como o próprio ser humano tem causado problemas a ele mesmo. Simular uma situação em que o lixo jogado nas ruas pode entupir bueiros e provocar enchentes...

Montar juntos, através de figuras e desenhos feitos por eles, maneiras de cuidar da água; Acrescentar aos combinados.

Atividade 2: Fazer juntos, picolé de gelo. Um sabor escolhido por eles e lembrar dos estados da água que aprendemos na semana anterior; Explorar medidas;

Tarefa: Pedir que recortem e colem fotos de problemas causados pela poluição das águas. Ex: Enchentes, escassez de água em certos países...

Momento Livre (Pátio); Relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Quinta-feira 22/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos na terça-feira.

Atividade 1: Convidá-los a tornarem-se "Monitores"; Confeccionar seus crachás e explicar o que devem fazer;

Lanche;

Atividade 2 : Ver o resultado do picolé de gelo.

Momento Livre (Parque); Relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Sexta-feira 23/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Passeio BEIRA RIO...

ESCOLA ADVENTISTA DE TUBARÃO

EDUCAÇÃO

ADVENTISTA PLANO EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSORA: Thainara Dal-Bó Medeiros Goulart

TURMA: Pré I

I - Tema do Projeto: "Água: Um presente de Deus"

II - Duração Provável: 12/04 à 16/04

III - Justificativa: Em nossa caminhada, percebi quanto desperdício de água tem acontecido durante as escovações e as idas ao banheiro. Portanto, tenho como por objetivo, auxilia-los a preservar esse bem precioso dado por Deus. Iremos assim conhecer suas características, suas funções na vida do ser humano e dos demais seres vivos.

IV - Integração Fé e Ensino: A história do Dilúvio;

Gênesis 1:1 e 6-10;

VII - Procedimentos de Trabalho

Segunda-feira 12/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, e orar.

Coral;

Conversa de Criança: Fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos sobre a escola na semana anterior; Mostrar a maquete que foi feita. Confeccionar as placas de identificação juntos.

Elen, eu queria expor essa maquete para que os pais e os outros alunos vejam o que construímos. Seria possível, imprimir também algumas fotos do momento em que eles estavam confeccionando a maquete da escola, para que eu monte um painel sobre a maquete?

Gostaria de fazer isso essa semana. Seria possível?

Lanche;

Atividade 1: Mostrar uma jarra com água. Questionar: Para que serve a água?

Em copos transparentes, colocar água potável, pó para suco e colheres - provar a água pura, depois modificá-la com o pó, inclusive misturando sabores. O que aconteceu com a água? Ela mudou de cor? Sabor?Em vasilhas de diferentes tamanhos propor que se encha de água, através de diversos tipo de suportes (vasilhas de tamanhos e formas diferentes, buchas, esponjas, tampas, pratos, colheres) Questionar: Qual o melhor pote a escolher? Será melhor pegar o grande, que cabe mais, ou o pequeno, onde cabe menos?

Qual vasilha possue maior quantidade de água? Fazer reflexões em cima dessas atividades...

Momento Livre (Parque); Relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Tarefa: Pedir aos Pais que mandem uma roupa extra para atividade que será feita amanhã.

Terça-feira 13/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Biblioteca; Momento para explorarem os livros que escolheram;

Lanche;

Momento árvore da chupeta: Entrega das medalhas: Carlos Eduardo, João Vitor, Gabriel, Laís e Isadora.

Atividade 1: Encenar a história do Dilúvio (bacia e barquinhos) Explicar sobre a Aliança de Deus: Arco Íris

Atividade 2: Encher bexigas D'água e pedir que a equilibrem com uma colher até um outro amigo. Em duplas, jogar bexigas D'ÁGUA!! Trabalhando o tato, e o equilíbrio.

Momento Livre (Pátio); Relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Quarta-feira 14/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Informática:

Vídeo : "A turma da clarinha e o ciclo da água"

Lanche;

Educação Física: Transportando Água.Como podemos transportar a água?
Transportar a água que se encontra em um balde para pequenas vasilhas.
Sem material: Apenas com as mãos."Não dá? Então o que faremos?
Com material: peneira, garrafas furadas, copos, pires, colheres...

Quantos Copos de Água Cabem Nessa Jarra?
Colocar água em uma vasilha grande e escolher uma jarra. As crianças deverão transportar a água em copos até encher a jarra enquanto contam.
Podem usar colheres para encher um copo.

Quem Enche Primeiro?
É a mesma atividade acima, apenas divide a turma em equipes e cada equipe tem que encher seu recipiente. Vence quem encher primeiro.

Atividade 1 : Mostrar os estados da água: Sólido (confeccionar gelo), líquido, e gasoso(ferver a água)

Atividade 2: O que vem 1°? (em anexo) Recortar e colar em ordem.

Momento Livre; Relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Quinta-feira 15/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Atividade 1: Trabalhar o poema (em anexo) Questionar: Para que serve a água segundo o poema? Para que mais utilizamos a água? Deixar que procurem nos livros para recorte, gravuras da água. Montar um cartaz com o Título: "A água é importante porque..."

Lanche;

Atividade 2: Para que usamos a água?? (anexo)

Momento Livre (Parque); Relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida;

Sexta-feira 16/04

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, como está o tempo hoje? Lembrar os combinados; Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Educação Física: Tiro ao Alvo.. Bexiga D'água na bacia....!!

Lanche;

Atividade 1: (Em anexo) Fazer um filtro D'água...

Falar sobre os cuidados que devemos ter com a água, pois o homem a tem poluído.


Nenhum comentário:

Postar um comentário