18 de agosto de 2011

Projeto: "O mundo Animal"

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da Instituição: Escola Adventista de Tubarão

Grupo de crianças: 2 e 3 anos

Número de crianças: 19 alunos

Período de realização do projeto: De um a dois meses

NOME DO PROJETO: “O mundo animal”

PROBLEMA: “O que os bichinhos comem?” “Como eles vivem?” “Quais as diferenças entre eles?”

JUSTIFICATIVA: Depois de um passeio ao “pé de jaca” de nossa escola, foi encontrada uma pequena minhoca que despertou o interesse de nossos amigos do Pré I. A partir desse pequeno animal iremos viajar pelo mundo dos animais. Esse projeto foi dividido em quatro etapas. Em cada etapa buscamos as respostas para as perguntas que surgiram: “Como eles comem? Onde eles vivem? Porque eles são diferentes?”. Na primeira etapa do projeto “O mundo dos animais: a minhoca” conhecemos a vida desse animalzinho que deu início ao projeto. Na segunda etapa: “O mundo dos animais: o pintinho em minha casa” observamos o desenvolvimento de um pintinho e todos os cuidados que ele, assim como outros animais, precisam para crescer. Na terceira etapa: “O mundo dos animais: classificando-os” destacamos as diferenças dos bichinhos e aprendemos a classificá-los por tamanho, habitat, alimentação, entre outras características levantadas pela turma. Por fim, na quarta e última etapa: “O mundo dos animais: Meus bichinhos na escola” em cada dia da semana, as crianças trouxeram seus animais de estimação, expondo a turma os cuidados que eles têm com seus bichinhos. Como lembrança do projeto, cada criança levou pra casa um peixinho no aquário que eles mesmos confeccionaram.

OBJETIVO GERAL: Este projeto foi desenvolvido a partir do bichinho de jardim que despertou a curiosidade de nossas crianças, dando início ao conhecimento dos diferentes tipos de animais que nos cercam. Tenho por objetivo geral que cada criança possa conhecer os cuidados referentes à alimentação, o crescimento e o habitat natural de cada animal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Os objetivos específicos por etapa:

1° etapa: “O mundo dos animais: A minhoca”

* Conhecer e diferenciar os vários tipos de minhocas;

* Identificar o seu tipo de alimentação;

* Relacionar pesos e medidas;

* Contar e criar histórias oralmente;

* Desenvolver o respeito pelos animais;

2° etapa: “O mundo dos animais: O pintinho em minha casa”

* Conhecer e identificar as etapas de crescimento do pintinho;

* Desenvolver o cuidado com os animais;

* Relacionar as fases de crescimento do ser humano e dos animais;

3° etapa: “O mundo dos animais: Classificando-os!”

* Classificar animais terrestres, aquáticos e aéreos;

* Diferenciar os espaços em que cada animal vive;

* Identificar os tipos de alimentação dos animais mais conhecidos pela turma;

*Conhecer os animais que estão em extinção;

*Desenvolver o cuidado e a proteção aos animais;

* Relacionar as diferenças entre “eu e o outro”;

*Aprimorar a oralidade através de contação de histórias;

4° etapa: “O mundo dos animais: Meus bichinhos na escola”

* Estimular a oralidade durante as conversações sobre seus cuidados com os bichinhos de estimação;

* Desenvolver o cuidado com os animais;

* Incentivar a criança a dividir o que é seu com o outro;

* Permitir que tenham contato com as mais diferentes texturas, tamanho e demais características dos animais;

* Identifiquem os alimentos e o espaço que cada animal necessita para viver;

ASSUNTO/ATIVIDADE/SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:

1° etapa: “O mundo dos animais: a minhoca”

* Levá-los até o pé de jaca (ou um local com horta) para caçar minhocas;

* Na roda da conversa deixar que apontem as características que eles vêem na minhoca, e conduzi-los durante a conversa anotando no quadro todas as perguntas que surgirem;

* Construção de um quadro com os dizeres: “O que sabemos”. “O que queremos descobrir” e “O que aprendemos”. Esse quadro deve ser preenchido à medida que o projeto for sendo desenvolvido;

* Juntos, na biblioteca ou na sala de informática, pesquisar as respostas para as perguntas que surgiram e algumas curiosidades sobre as minhocas;

*Contação de histórias: “A minhoca dorminhoca” Daniela Weil;

* Anotar no quadro da pesquisa as nossas novas descobertas;

* Mostrar imagens dos variado tipos de minhocas e comparar seus tamanhos classificando-as em ordem crescente;

* Montar um jogo da memória com as gravuras dos tipos de minhoca;

* Pesar e medir cada criança comparando com o tamanho e o peso da maior e da menor minhoca; (Representar o peso da criança por pacotes de 1kg de arroz ou feijão...)

* Com tampinhas de refrigerante, barbante e tinta guache, confeccionar a minhoca dorminhoca;

*Contação de histórias: Cada criança irá recontar a história da minhoca dorminhoca, dar a liberdade de elas criarem outra história se assim preferir;

2° etapa: “O mundo dos animais: o pintinho em minha casa”

* Mostrar o nascimento de um pintinho (eu os levei para ver a galinha chocando os ovos e um pintinho recém nascido), mas tem vários vídeos que mostram o nascimento de um pintinho. As crianças assistiram ao vídeo do nascimento, como também da galinha pondo ovos.

* Na aula de informática pesquisamos o que um pintinho precisa para crescer e quais os cuidados com o ambiente, a temperatura e a sua alimentação.

*Levar um pintinho ( eu levei três) para a sala e permitir que as crianças o alimentem e brinquem com ele.

* Dar um nome para os pintinhos e pedir que cada um faça o retrato do seu pintinho;

*Juntos construir um “pequeno galinheiro” para que através de sorteio o pintinho passe uma noite na casa de cada aluno;

*Montar um diário para a turma; Nele estarão os textos coletivos do Pré I, falando sobre a noite que passaram com o pintinho;

3° etapa: “O mundo dos animais: Classificando-os!”

*Contação de histórias: O peixinho dourado

* Dobradura do peixe; Onde ele vive?

*Construir juntos um cartaz com os espaços dos animais aquáticos, terrestres e aéreos;

*Durante a semana fazer dobraduras de outros bichinhos para que colem no cartaz fazendo a classificação; Recortes e colagens desses bichinhos;

* Dar a cada um uma luvinha dos animais que vivem no mar; luvinhas de animais que vivem na Terra, e luvinhas de animais que vivem no Céu; Brincar com a turma e pedir: Os animais que vivem no Céu fiquem no meu lado direito; Pedir que juntos contem quantos animais que vivem no céu estão ao meu lado; E assim por diante com os demais animais. Depois trabalhar com as cores; numero de patas;Animais que tem penas, pelos, e escamas; Mostrar que todos somos diferentes, assim como os animais. Deixar que pendurem em nosso mural as luvinhas dos animais em seus “lares”;

* Arca de Noé; Encenar a história que já foi assistida na quarta-feira na aula de informática; Gênesis 6 e 7: Arca de Noé; Como Deus se preocupou com a humanidade, ele também se preocupou com os animais. Deus quer que nós também possamos cuidar dos animais que Ele criou para nos alegrar;

* Entregar uma figura da arca para que colem em uma folha; Deixar que desenhem alguns animais que entraram na arca de Noé; Entregar algumas gravuras de animais e pedir que colem no seu desenho: PEIXES, E ALGUNS ANIMAIS QUE ENTRARAM NA ARCA; Será que VÃO COLOCAR OS PEIXES NA ARCA?

* Mostra varias gravuras de animais selvagens e domésticos; Separar oralmente; Deixar que colem na folha A3: Animais domésticos e selvagens;

* Brincadeira do lago do jacaré (Quem consegue pular?). Exercícios com a corda (equilíbrio e coordenação motora)

4° etapa do projeto: “O mundo dos animais: Meus bichinhos na escola”

*Mandar uma pesquisa pra casa falando dos bichinhos de estimação;

* Separar os dias da semana para cada tipod e bichinho. Ex: Segunda: Cachorro, Terça: Gato, etc..

* Cada criança irá apresentar seu bichinho de estimação na escola; Passaremos a tarde cuidando do animal e anotando em nosso diário coletivo os cuidados que devemos ter com esse animal

* Montar juntos um aquário de garrafa pet;

* Presentear os pequenos com um peixinho para levar pra casa e assim desenvolver todos os cuidados que aprendemos durante o projeto;

METODOLOGIA: Recursos utilizados:

* Revistas, Jornais, Livros;

* Internet;

*Data Show (apresentação de vídeos e imagens);

*Pás, colheres e vasilhas transparentes (caçar as minhocas);

*Cartolina, papel pardo. Folhas A4 e A3;

* Garrafas pet (aquário);

*tesoura e cola;

* Tampinhas de garrafa, barbante e tinta guache (montagem da minhoca de sucata);

*Figuras de animais ou animais de pelúcia;

SOCIALIZAÇÃO: Em uma noite recreativa com os pais da escola onde as demais turmas também apresentam seus trabalhos, iremos mostrar os diários coletivos, as minhocas de tampinha, o aquário de garrafas pet, e o vídeo com as apresentações dos animais de estimação. Expor também os painéis com as classificações e as dobraduras feitas em sala;

AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada a partir do reencontro com a situação-problema levantada, tendo por base os comentários e descobertas sobre o que foi proposto e o que foi realizado. Através de registros, de fotos, vídeos e trabalhos desenvolvidos com as crianças avaliando o alcance dos objetivos. Toda essa avaliação fica registrada no Arquivo Biográfico através de textos fundamentados que registram o desenvolvimento infantil na área social, física e mental.

Criado por: Professora Thainara Dal Bó

Um comentário:

  1. Que legal seu projeto. Esse trabalho envolve além de interdisciplinaridade, pesquisa na Educação Infantil.

    Pense em escrever sobre os resultados do projeto.

    Bjus
    Márcia Neu

    ResponderExcluir