19 de agosto de 2011

Textos de fundamentação...

Textos de fundamentação

Para visualizar melhor...

Arquivo Biográfico

Criança:__________________________________

Pré I - Educação Infantil / 2010

Escola Adventista de Tubarão

Professora Regente: Thainara Dal-Bó Medeiros Goulart

Professora Auxiliar:Jainara..................................

Equipe Técnica

Coordenação e Orientação Escolar: Elen Antunes do Prado

Direção: Tânia Dornelles Vetter

Arquivo Biográfico: Caminhos da aprendizagem!

Arquivo Biográfico é uma das formas de documentação, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem. Contém a história individual e coletiva das crianças da Educação Infantil - Pré I da Escola Adventista de Tubarão. Busca oferecer aos pais, a cada criança e aos professores a oportunidade de acompanhar experiências, acontecimentos, aprendizagens que marcaram suas histórias de vida.

A escola Adventista vê a educação como o desenvolvimento harmônico de todas as potencialidades humanas, durante toda a existência possível, com o fim de capacitá-lo a exercer a cidadania. Preocupa-se com a formação do caráter, com a aquisição de valores, com o desenvolvimento da autonomia, da identidade e do processo de interação social, primando-se pelo aprendizado lúdico, levando em consideração que a criança é um ser pensante e que traz consigo experiências de vida e conhecimentos prévios. A escola tem como responsabilidade para com a criança o dever de cuidar e educar complementando o trabalho realizado em parceria com a família. Portanto, temos por objetivo a criação de condições para o desenvolvimento das diferentes linguagens no processo educativo da criança.

Ellen G. White (1996), aconselha que "as crianças não devem estar encerradas muito tempo em casa, nem se deve exigir que se dêem a um estudo aplicado antes que se haja estabelecido um bom fundamento físico", mas orienta que a criança "deve ser rodeada das condições mais favoráveis tanto para o crescimento físico como para o mental" e aponta uma proposta de trabalho que desenvolva as habilidades argumentativas; aprenda as coisas da natureza; saiba falar e ouvir; perceba em cada singularidade da natureza uma lição de vida e que os educadores aproveitem cada "oportunidade de instruí-las e responder pacientemente" as suas indagações. Daí parte a grande responsabilidade de um fazer pedagógico que respeite a criança e o ambiente na qual ela está inserida.

No decorrer deste ano letivo, iremos caminhar em buscas de novas descobertas e conquistas. Trabalhando assim, através de projetos que partem sempre de questões feitas pelas crianças e que necessitam ser respondidas. Possibilitando um contato com as práticas sociais reais. Sua duração depende, em grande parte, dos interesses das crianças, e devem representar uma questão comum para todas, sempre partindo de uma indagação da realidade em que ela está inserida.

Segundo O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), "os projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter". A avaliação, por sua vez, " [...] será realizada de forma sistemática e contínua, devendo ocorrer antes, durante e depois da realização do projeto, através da observação, da reflexão e do diálogo, levando em consideração os processos vivenciados pela criança." Referencial Curricular - Educação Infantil/USB. Todas essas etapas dos projetos serão registradas e avaliadas neste Arquivo Biográfico. Juntos, iremos conhecer todo o processo de desenvolvimento da nossa criança: ____________________________________________________________.

Construindo nossa caminhada!

Ao iniciarmos o ano letivo de 2010, surgiram grandes expectativas, inseguranças... Sentimentos comuns nos primeiros dias de aula: como será que meu filho (a) irá reagir? Será que vai se adaptar a escola, colegas e professora? São poucos os que já frequentaram escola e por isso além da criança ter que se adaptar ao novo ambiente, os pais também passam por essa adaptação. Para trabalhar essa insegurança, iniciamos o projeto: "Devo me amar como sou, pois foi Deus quem me criou". Ouvindo a história "O patinho feio", cada criança demonstrou o que mais gosta em si mesma. Durante a roda de conversas, desenhos e brincadeiras cada um pode se apresentar a turma e conhecer seus coleguinhas.

Juntamente com esse projeto passeamos pela escola, e oportunizamos as crianças um momento para conhecer as atividades que seriam realizadas no decorrer da nossa caminhada. Foi então que elas se depararam com uma surpresa: Um presente especial lhes aguardava: MOTOCAS... A alegria contagiou a todos! E aos poucos a insegurança

dos primeiros dias foi dando lugar à certeza de estar numa escola em que todos se sentiam bem.

Esse processo de adaptação foi rápido para a turma do Pré I. Alguns ficaram um pouco tímidos, o que é normal diante de tudo o que é novo, porém essa timidez foi sendo trabalhada à medida que cada criança foi conhecendo os novos amigos e a professora. Amizades foram formadas, conversas foram ficando cada vez mais frequentes e juntos estamos construindo nossa história com muita alegria e interesse. Iremos acompanhar neste Arquivo Biográfico cada passo dado nessa caminhada pela criança que em pouco tempo conquistou o meu coração: _____________________________________________________.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender,

nem tão pequeno que não possa ensinar.

Por essa razão, é necessário aprender a aprender,

e ensinar a criança que ela não deve aprender pensamentos,

mas sim aprender a pensar."

ESPERO TER AJUDADO...

QUALQUER DÚVIDA ...

MEU EMAIL: thainaragoulart@hotmail.com ou thainaradbm@yahoo.com.br

Abraços.....

Prof° Thainara

Nenhum comentário:

Postar um comentário