25 de agosto de 2011

Projeto: Conhecendo meu Corpo

Projeto sobre o corpo...

ESCOLA ADVENTISTA DE TUBARÃO

EDUCAÇÃO

ADVENTISTA PLANO EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSORA: Thainara Dal-Bó Medeiros Goulart

TURMA: Pré I

I - Tema do Projeto: "Viagem pelo corpo humano"

II - Duração Provável: 03/11 a 12/11

II - Justificativa: A necessidade deste projeto surgiu em nossa turma devido a dificuldade de um coleguinha em ir ao banheiro. Com esse projeto quero mostrar-lhes como é a viagem de todos os alimentos e líquidos por dentro de nosso corpo, depois que são ingeridos. Mostrar-lhes como é importante mastigar bem os alimentos e porque temos que "fazer xixi e coco". Auxiliar esse coleguinha em sua dificuldade de ir ao banheiro.

IV - Integração Fé e Ensino: mostrar a eles que quando Deus nos criou ele pensou em cada detalhe de nosso corpo. Que Ele tinha um plano inteligente ao criar o homem e que nós éramos perfeitos antes da entrada do pecado. Mostrar a eles que podemos ficar dodóis se não permitimos que o alimento siga a sua viagem. Porém haverá um dia em que nenhuma doença nos atingirá, esse dia chegará quando Jesus voltar! E receberemos assim uma transformação do nosso corpo, onde tudo que o pecado destruiu será restaurado.

Quarta-feira (03/11)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Informática: Vídeo que mostra a digestão dentro de um corpo humano real.

O início do processo digestivo se dá na boca, com a mastigação. A trituração e umidificação do alimento, (com o auxílio da saliva) o transforma em bolo alimentar. É nesta etapa do processo que se inicia a quebra do amido, um tipo de açúcar (carboidratos). A faringe (pequeno tubo comum ao aparelho digestivo e respiratório) está junta a ossos e cartilagens que auxiliam na deglutição (ato de engolir). Depois de passar pela faringe, o alimento se desloca por um tubo alongado e muscular chamado esôfago. O bolo alimentar é empurrado pelo esôfago por meio dos movimentos peristálticos, que nada mais são que contrações musculares. Ao final do esôfago encontra-se o estômago, o órgão mais popular quando o assunto é digestão, que tem formato de bolsa. No estômago começa a quebra das proteínas e gorduras. Logo depois do estômago, está a porção duodenal do intestino delgado. (Todo o aparelho digestório pode ser tido como um grande tubo contínuo, porém alargado em algumas porções). No intestino delgado é continuada a quebra das proteínas e carboidratos, além da absorção dos mesmos pelo organismo.Na seqüência dos órgãos, o intestino delgado é seguido do intestino grosso. Nele é feita a boa parte da absorção da água que existe nos alimentos. É também no intestino grosso que o bolo alimentar vai se transformando em fezes, que é todo o material não absorvido pelo organismo e que será eliminado.

Lanche;

Ed. Física: Brincar com a bola na cesta de basquete pequena. Brincadeira da corda: pular com a corda em movimento rotativo.

Momento Livre; relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida

Quinta-feira (04/11)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar;

Atividade 1: No papel pardo , pedir que uma criança possa deitar e fazer o contorno de seu corpo. Com materiais diversos montar juntos o aparelho digestório. Lembrar cada etapa do caminho que o alimento percorre.

Lanche;

Contação de Histórias: Contar a história de como Deus criou o homem perfeito... E como o Pecado destruiu nossa aparência, trouxe doenças. Deus enviou então seu filho Jesus para pagar o preço do pecado: A morte; Dessa maneira ele nos deu a oportunidade de salvação, e morarmos com eles num lar especial que ele esta preparando para nós. Ele voltará e irá nos levar pra um lugar especial, onde não iremos chorar nem mesmo ficar doentes...

Sexta- feira (05/11)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar;

Ed. Física: Trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio com algumas brincadeiras com a corda e a bola.

Lanche;

Atividade 1: Pedir que escolham uma amigo para um atividade em dupla. Dar a cada dupla um pedaço grande de papel pardo. Enquanto um colega deita, o outro contorna seu corpo no papel pardo, depois trocar, e repetir a atividade. Deixar que possam colorir com a tinta guache o corpo que foi contornado por eles. Deixar secar pra utilizar na próxima atividade.

Momento Livre; relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida

Segunda-feira (08/11)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, e orar.

Coral;

Conversa de Criança: Fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia;

Lanche;

Atividade: Levá-los ao pé de jaca e permitir que com um pouco de terra e água possam modelar um corpo com o lodo que foi formado. Contar-lhes que quando Deus nos criou ele pensou em cada detalhe de nosso corpo. Que Ele tinha um plano inteligente ao criar o homem e que nós éramos perfeitos antes da entrada do pecado. Contar como Deus criou o primeiro homem, como ele modelou nosso corpo e cada parte que pertence a ele. Mostrar a eles que podemos ficar dodóis se não permitimos que o alimento siga a sua viagem. Porém haverá um dia em que nenhuma doença nos atingirá, esse dia chegará quando Jesus voltar! E receberemos assim uma transformação do nosso corpo, onde tudo que o pecado destruiu será restaurado.

Atividade 2: Questionar como cada parte do corpo é importante para nós. Pedir que tirem os sapatos. Desafiá-los a caminhar sem colocar os pés no chão. Pegar objetos sem as mãos. Sentar sem colocar o bumbum no chão e etc. Brincar com os movimentos do corpo ao ritmo de uma música. Brincar de estátua.

Momento Livre (parque); relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida

Terça - feira (09/11)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Biblioteca;

Tempo para ler as histórias...

Lanche;

Atividade 1: Auxiliar os alunos na montagem do seu próprio corpo com todos os órgãos que aprendemos, todos que fazem parte do aparelho digestório.

Contação de histórias: Contar a história: "O que eu me alimento"

Interpretação da história: Figura de uma criança em frente a geladeira.

Momento Livre (parque); relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida

Quarta-feira (03/11)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar.

Informática: Vídeo que mostra como surge o xixi?

Ed. Física: Jogo do lago do jacaré;

Lanche;

Atividade 1: Chegamos ao final do processo digestivo: depois do intestino grosso, as fezes passam pelo reto, um canal que se abre no ânus, orifício por onde as fezes serão eliminadas. As vias urinárias compreendem o ureter, a bexiga e a uretra. Os mesmos tecidos que recebem do sangue as substâncias nutritivas abandonam no sangue aqueles compostos químicos tóxicos que neles se formam como resultado do complexo fenômeno da nutrição. "Tais substâncias são danosas e devem ser eliminadas para não intoxicar o organismo e pôr a vida em perigo". A maior parte desses produtos é eliminada por trabalho do aparelho urinário; apenas uma parte mínima é excluída pelas glândulas sudoríparas mediante o suor. A tarefa do aparelho urinário é separar do sangue as substâncias nocivas e eliminá-las sob a forma de urina. O aparelho urinário é composto dos rins, que filtram o sangue. Os rins são os verdadeiros órgãos ativos no trabalho de seleção das substâncias de rejeição. Esse "trabalho" conta com o apoio dos bacinetes renais com os respectivos ureteres para conduzirem a urina até a bexiga. A bexiga é o reservatório da urina. A uretra é o canal através do qual a urina é conduzida para fora. Juntamente com as substâncias de rejeição, o aparelho urinário também filtra e elimina água.

Completar o nosso boneco com o aparelho urinário.

Juntos compor uma música com o que aprendemos.

Momento Livre ; relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida

Quinta-feira (11/11)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar;

Contação de histórias: "O menino que não queria fazer pipi"

Fazer a releitura da história com materiais diversos.

Lanche;

Ajudá-los a completar os seus bonecos com o aparelho urinário. Lembrá-los da importância de fazer xixi na hora certa;

Atividade 2: Entregar a atividade xerocada: Quebra cabeça do meu corpo!

Momento Livre ; relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida

Sexta- feira (12/11)

Conversa de Criança: Recepcionar cada criança, ouvir as novidades, fazer a chamadinha, escolher o ajudante do dia, Relembrar o que trabalhamos no dia anterior e orar;

Ed. Física: Trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio com algumas brincadeiras com a corda e a bola.

Lanche;

Atividade 1: Atividade xerocada: Caça palavras (algumas palavras chaves)

Construção de um texto coletivo, a partir dos trabalhos desenvolvidos e expostos pela sala;

Relacionar palavras chaves com o nome de cada colega;

Momento Livre ; relembrar o que foi trabalhado hoje; Orar; Despedida

Nenhum comentário:

Postar um comentário