19 de agosto de 2011

Alguns textos de avaliação, apenas sugestões!!!!!

Alguns exemplos de textos avaliativos

Dando continuidade ao processo de aprendizagem de toda nossa turminha podemos ver que recebemos novos colegas! João Vitor recebeu muito bem seus novos amigos. Mostrou que sua hospitalidade vem de Deus e rapidamente inclui-os em sua roda de amizades.

Em nossa caminhada, percebi quanto desperdício de água estava acontecendo durante as escovações e as idas ao banheiro. Dando continuidade ao projeto sobre a água, pude perceber como nossa amiga Laís aprendeu a respeitar esse bem precioso que nosso Deus nos deu. Ela mostrou-se perceptiva a detalhes, como por exemplo, quando alguém esquecia a torneira aberta, chamava atenção dos colegas e buscava saber quem estava desperdiçando a água. Essa conscientização aconteceu de forma natural com toda turminha do Pré I.

João Vitor conseguiu relacionar com facilidade o tema trabalhado com as figuras que ilustravam objetos e por fim a água. Uma de suas conquistas durante este trimestre foi sua maior concentração durante atividades e também em suas brincadeiras, seu raciocínio lógico tem sido um de seus destaques em todas as conversas entre os colegas. Ainda possui um pouco de dificuldades em respeitar os limites do desenho, porém já utiliza diversas cores para enfeitar sua atividade. Além disso, associou com facilidade a palavra água escrita no quadro com as letras do caça palavras. Parabéns !!!

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a educação infantil (1998): "A organização de situações de aprendizagens orientadas ou que dependem de uma intervenção direta do professor permite que as crianças trabalhem com diversos conhecimentos. Estas aprendizagens devem estar baseadas não apenas nas propostas dos professores, mas, essencialmente, na escuta das crianças e na compreensão do papel que desempenham a experimentação e o erro na construção do conhecimento".

Demos início então, ao projeto "Alimentando-se bem - Parte 1- As frutas", com o objetivo de conscientizá-los de que nosso corpo necessita de cuidados. A alimentação saudável deve ser considerada de grande importância na educação familiar e nas escolas. Pois serão esses hábitos alimentares, construídos durante a infância, que trarão benefícios a saúde das crianças.A alimentação saudável é eficaz no bom rendimento escolar, tanto físico como mental.Observando os lanches que cada criança trazia, percebi que 90% da turma estavam se alimentando de produtos industrializados: bolacha recheada, refrigerante, merendinhas, Danone, entre outros. Através de atividades lúdicas descobrimos juntos a importância das frutas, das hortaliças, das verduras e legumes, em nossa alimentação.

A história que utilizamos como tema do projeto chama-se "A cesta de Dona Maricota" de Tatiana Belink. Ela conta a história de uma suposta conversa entre as frutas que Dona Maricota trouxe da feira. Todas as frutas contam suas qualidades, e porque é muito bom prová-las.

Depois de refletirmos sobre a história, perguntei qual era os alimentos prediletos da turma. João Vitor os desenhou em sua cesta: "Tia, eu gosto muito de pêra, banana, saladinhas e feijão". Segundo o Referencial Curricular Nacional - Ed. Infantil (1998): "O respeito às suas preferências e às suas necessidades indica que nunca devem ser forçadas a comer, embora possam ser ajudadas por meio da oferta de alimentos atraentes, bem preparados, oferecidos em ambientes afetivos, tranquilos e agradáveis". É importante respeitar as preferências das crianças mas sempre sugerir novos alimentos e permitir que escolham e experimentem.

Fizemos também uma releitura dessa história que chamou tanto a atenção de nossos pequenos. E vimos o que cada alimento da cesta de Dona Maricota nos trás de benefícios. Parabéns João Vitor, aos poucos podemos ver seu crescimento, sendo que já coloca no papel aquilo que sente. Segundo o Referencial Curricular-Educação Infantil-USB é importante que a criança desenvolva sua sensibilidade, expresse suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos para avançar no processo de formação de significados, a fim de enriquecer cada vez mais sua capacidade de expressão.

Dando continuidade ao projeto trabalhamos as cores de cada fruta e suas texturas através da caixa surpresa. Cada dia era um alimento diferente. Comparando sempre com texturas semelhantes a dos alimentos e trabalhando com diversos materiais que pudessem aumentar a percepção do tato em nossos pequenos. Podemos perceber que João Vitor coloriu as frutas com suas respectivas cores. Parabéns João Vitor!

Segundo o Referencial Curricular para Ed. Infantil (1998): "A criatividade é inerente à criança e deve ser incentivada constantemente. A sua capacidade artística, sua noção de estética, sua sensibilidade podem ser percebidas nos traços espontâneos, embora passíveis de influência. É preciso motivar o fazer artístico desde muito cedo, oportunizando a criança o contato com elementos de diversas naturezas, texturas, sons, sabores, cores, tamanhos, espessuras, consistência, a fim de prover-lhe recursos suficientes para ampliar suas experiências."

Trabalhamos a Musica "Melô da Vitamina" do Cd : Tia Céceu canta para as crianças.

Mêlo da Vitamina

Vitamina A faz a visão melhorar,

Vitamina C trás resistência pra você

A vitamina é necessária,

Faz o corpo são deixa a mente clara.

Cálcio faz crescer, fortalece os dentes.

Complexo B pros nervos é um presente,

Ferro deixa a pele bem rosada.

Faz o corpo são deixa a mente clara.

Rúcula, Alface, Almeirão, Brócolis Acelga, Agrião.

Comer verdura é bom deixa a criança contente,

É bom pro coração, fica mais inteligente.

Cenoura Beterraba Pimentão

Batata, chuchu, pepino e salção.

Os legumes são força e vitalidade,

Sabor a vida dão temperam a felicidade.

Na sopa, na salada, no assado no mingau,

Como soja com torrada com azeite e sal.

Comer verdura é bom deixa a criança contente,

É bom pro coração, fica mais inteligente.

Na sopa, na salada, no assado no mingau,

Como soja com torrada com azeite e sal.

Os legumes são força e vitalidade,

Sabor a vida dão temperam a felicidade.

Segundo o Referencial Curricular USB : "A linguagem musical, além de trabalhar o ser interior, oportuniza de forma natural, lúdica e livre, a expressão corporal, que, por sua vez, utiliza várias formas de movimentos, que, orientados de maneira adequada, contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio lógico matemático, da comunicação e expressão, e para a construção de uma escala de princípios e valores essenciais para a vida.

A partir da música "Mêlo da vitamina" construímos dois jogos: * Jogo da memória - João Vitor mostrou que já identifica as cores reais de cada fruta. Durante a brincadeira conseguiu relacionar as cores e formas de cada uma delas. Parabéns!!!! *Quebra-cabeça - Reconheceu a fruta, porém ainda precisa uni-las melhor...

Segundo o Referencial Curricular USB- "Ao final do seu primeiro ano de vida, a criança já é capaz de, ocasionalmente, manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos, considerados muito mais como movimentos do que como representações. É a conhecida fase dos rabiscos, das garatujas. A repetida exploração e experimentação do movimento ampliam o conhecimento de si próprio, do mundo e das ações gráficas. Muito antes de saber representar graficamente o mundo visual, a criança já o reconhece e identifica nele qualidades e funções." É importante estimular a criança a desenvolver esse auto conhecimento e permitir que ela construa sua própria forma de registro e representação dos objetos. Dessa maneira trabalhamos as obras de Arcimboldo Giussepe a fim de que cada criança pudesse experimentar as cores, misturando-as e descobrir que é divertido aprender!

Giuseppe Arcimboldo (? 1527 %u2014 1593 ?) foi um pintor italiano. Iniciou seus trabalhos emMilão, com seu pai, mas atingiu a fama em Praga, sob a proteção do Imperador Rudolph XI. Suasobras principais incluem a série "As quatro estações", onde usou, pela primeira vez, imagens danatureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas. A idéia de reproduzir as estações como pessoas já era usada desda a época dos romanos, no entanto Arcimboldo foi o pioneiro na utilização de vegetais de cada época, na composição de rostoshumanos.

Ao som de uma musica suave, contei a história de Arcimboldo Giuseppe. E mostrei como ele utilizava das frutas para criar suas figuras. João Vitor fez sua releitura da obra de Arcimboldo desenvolvendo um registro significativo e simbólico. Aos poucos, a partir de outras experiências seus registros irão ganhar forma. Parabéns!

Segundo o Referencial Curricular USB- "Ao final do seu primeiro ano de vida, a criança já é capaz de, ocasionalmente, manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos, considerados muito mais como movimentos do que como representações. É a conhecida fase dos rabiscos, das garatujas. A repetida exploração e experimentação do movimento ampliam o conhecimento de si próprio, do mundo e das ações gráficas. Muito antes de saber representar graficamente o mundo visual, a criança já o reconhece e identifica nele qualidades e funções." É importante estimular a criança a desenvolver esse auto conhecimento e permitir que ela construa sua própria forma de registro e representação dos objetos. Dessa maneira trabalhamos com a construção de carimbos de batatas. João Vitor desenvolveu seus primeiros rabiscos explorando todo os movimentos possíveis com o carimbo de batata.

Através do projeto "Eu posso ser uma libélula" apresentamos a encenação do João Sujeira no programa "ERA UMA VEZ" da UNISULTV. Aqui neste DVD está guardado um pouco do que a turminha do pré I aprendeu com esse projeto. Foi importante conhecer um pouco mais sobre essa planta que combate naturalmente a Dengue. Agradeço a todos os pais que incentivaram, e de alguma forma participaram desse projeto. Obrigada, sem vocês realmente nada acontece!

Iniciamos o projeto : "Alimentando-se bem- Parte 3- Conhecendo a copa de 2010": Como estávamos falando de Copa do Mundo e também sobre alimentação, conhecemos os costumes e alimentos do Brasil e da África. Tive por objetivo trabalhar as diferenças culturais e étnicas. Trabalhamos também as cores da bandeira do Brasil. João Vitor demonstrou concentração e cuidado para utilizar as cores corretas e as misturar, o que na verdade lhe trouxe muitas risadas.. Parabéns !!! Aos poucos as noções de limite que ela já possui durante atividades físicas irão se destacar cada vez mais em seus desenhos.

Trabalhamos também as cores da bandeira da África. João Vitor demonstrou concentração e cuidado para utilizar as cores corretas da Bandeira. Conhecemos também o mascote da Copa: O mascote oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul é alguns países do continente.um leopardo que se chama Zakumi, uma combinação de palavras em dialetos africanos, como "ZA", abreviação para África do Sul, mais "kumi", forma escrita do número dez em alguns países do continente.

Depois de trabalhar com os limites e a coordenação motora, através de pinturas e atividades orientadas, permiti que eles criassem seu próprio registro. Como seria a bandeira que representa o nosso país? Como eles gostariam que ela fosse? A partir dessas perguntas e da observação da nossa bandeira surgiram desenhos incríveis. Parabéns meu amor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário